Páginas

01 janeiro 2014

Estreando

| |
Antes de qualquer coisa, quero desejar um Feliz Ano Novo. Que seja um ano de muitas conquistas, realizações, saúde, amor. Que possamos crescer espiritualmente, fazer o bem, lutar pelos nossos ideias, realizar nossos sonhos e ser feliz.

O post de estreia tem um tema, inclusive o tema de deu gás a essa ideia de falar sobre design num blog. Passei as férias de dezembro no Rio de Janeiro (cidade que eu amo), alugamos um apartamento no Leme e meu olhar crítico foi logo reclamando do ambiente. Daí o namorado deu a ideia "por que você não cria um blog pra falar do que pode ser melhorado em ambientes?". A ideia maravilhosa fez todo sentido, e como eu adoro perceber o espaço e sentir a comunicação dele com o usuário topei e cá estou eu. 

O apartamento de 55m² tem duas suítes, copa, sala de tevê e sala de jantar integradas. Mas o ambiente incomodava pela disposição do mobiliário. O apê é pra aluguel de temporada e precisa de espaço pra abrir o sofá cama, espalhar colchões, etc. Pensei em disposições que melhorariam o espaço e sem dúvida a convivência no local e que ficasse legal pra morar. Desenhei a planta baixa do local, não tirei medidas, as proporções foram de cabeça. Fiz planta original e uma planta modificada sem ter que modificar alvenaria (se pudesse eu modificaria!!! rsrs). Talvez possa ajudar algumas pessoas a melhorar as pequenas coisas que incomodam, como gente passando na frente da tevê toda hora, falta de circulação e falta de espaço.

Planta baixa - Original

O ambiente é mobiliado assim como está em planta. Os defeitos principais estão na falta de aproveitamento do espaço. Por exemplo, o sofá está em posição desconfortável quando se pensa no fluxo da pessoa que acessa o quarto de casal atrapalhando a tevê. A copa tem inúmeros problemas: pra começar, é minuscula. Mas poderia ser melhor aproveitada... tem uma mesa retrátil ao lado do fogão, quando ela está em uso é impossível abrir a geladeira. A pia de lavar louças é ao lado do tanque de lavar roupas e não tem espaço pra lavadora, nem pro microondas (que inclusive fica dentro do quarto de serviço). O quarto de serviço tem um tamanho legal, poderia ser um escritório, uma despensa. O banho de serviço é o menor e pior banheiro que eu já vi na minha vida (como projetaram isso, pelo amor de Deus?). Mas dá pra escovar os dentes, usar o sanitário e tomar banho (nada ergonômico).

Pra melhorar o espaço não modifiquei o quarto de casal, dependendo do tamanho do closet que fosse necessário, poderia modificar. No banho principal criei um banho de casal, inclusive com duas cubas. Troquei o lugar da sala de tevê com a sala de jantar e acrescentei uma poltrona para leitura... dá até pra fazer uma estante pra livros, colocar um pendente bacana na mesa de jantar e deixar a sala de tevê aconchegante e funcional. Na copa, tirei a pia de roupas e coloquei uma lavadora, um casal que tem esse espaço precisa de praticidade (entre a pia e a máquina de lavar eu ficaria fácil, fácil com a máquina, rs). *Editando o post eu pensei na possibilidade de colocar uma lavadora abaixo da bancada da pia de louças que não fosse muito profunda pra não atrapalhar a passagem da porta e colocar uma pia de roupas no local onde coloquei a lavadora*. A geladeira mudou de lugar e a bancada da pia ficou maior pra poder cozinhar. O microondas pode ficar acima da pia e o forno pode ficar abaixo do cooktop. Acrescentei atrás da porta de entrada um armário que pode ser uma cristaleira para guardar louças, copos, etc. O quarto de serviço virou um escritório para trabalhar e estudar. Além disso, pode ser feito um armário alto para servir de despensa de alimentos. O mini banheiro não foi modificado.

Planta Baixa - Modificada

Esse layout foi a primeira solução que eu pensei. Acho que ficaria bem melhor e dá pra morar tranquilamente. Claro, que é uma opção geral. Pra fazer um projeto de interior temos que nos atentar sempre às necessidades dos usuários e estar de acordo com as medidas técnicas de ergonomia e bem estar. Gostaram da modificação? Ajudou em alguma coisa? Estou aceitando sugestões! O e-mail é espacosecenarios@gmail.com. Aguardo os comentários.

Beijos.

Um comentário:

  1. oi Jo

    Amei teu projeto, nossa, deu espaço até pra uma cadeira a mais na sala!! Nossa, deve dar uma agonia vc dentro deste epaço já imaginando tudo diferente, ahaha
    Seu namorado teve uma grande ideia incentivando vc a ter um blog.
    Compramos um apê que esta em construção e depois de mais dois meses que fui reparar que a suite do meu filho tinha o vaso sanitário de frente para a porta. Meu marido pediu esta alteração e também troquei a porta do lavabo de lado, pois ela tinha duas entradas...uma pra quem estivesse na piscina e entrava por fora e a outra dava pra dentro da cozinha!! aí coloquei a porta para dentro da sala diminuindo o espaço da estante da tv. Realmente é muito difícil encontrar uma cobertura ou apé que preencha todas as nossas necessidades, sempre há algo que não se encaixa.
    vou deixar o link da postagem dele aqui se vc quiser ver minha mudança, mas ainda ficará pronto no início de 2015.
    http://www.jeitodecasa.com/search/label/Meu%20futuro%20ap%C3%AA

    Já vi que vou curtir muito teu blog e com certeza será um sucesso pois vc tem muito conteúdo pra compartilhar conosco. Eu sou uma dona de casa apaixonada por decor, não sou profissional, mas encontrei meu cantinho na blogosfera e fiz muitas amigas. Bem vinda á blogosfera! e fico feliz em ser tua primeira seguidora ;)
    Obrigada pela visita e um feliz ano novo pra ti!!

    bjuuuu

    ResponderExcluir